-
Arquitetos: MODU
- Área: 325 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Michael Moran
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mini Tower One é uma adição e renovação de um prédio residencial multifamiliar no Brooklyn. Este projeto amplia a funcionalidade de cada unidade, fornecendo espaços flexíveis para diversas atividades. Cada andar é ampliado, adicionando áreas de estar e entretenimento. Alguns espaços podem ser tanto internos quanto externos, como o terraço interno e a sala para todas as estações, que podem ser fechados para permitir que os moradores observem as estações com vista para as chuvas de primavera ou as nevascas de inverno.
Viver em Mini Tower One conecta os moradores à natureza urbana e incorpora estratégias de baixa energia para melhorar o conforto tanto interno quanto externo. O projeto adere aos princípios da casa passiva, apresentando um envoltório de construção de alto desempenho para reduzir o uso de energia. No entanto, durante as estações amenas, grandes aberturas promovem a vida interna-externa, aparentemente em contradição com o design da casa passiva. Na verdade, o prédio é hermético durante as estações com picos de calor e frio, mas aberto para o exterior em clima temperado.
O Mini Tower One é projetado para aprimorar os limiares ambientais. Esses espaços podem resfriar passivamente o ar externo antes de entrar no volume, reduzindo assim o uso de energia para o ar-condicionado. As áreas limítrofes do Mini Tower One - que vão desde um terraço interno até uma sala para todas as estações - mitigam a temperatura do ar e reduzem o uso de energia, ao mesmo tempo em que criam experiências que estendem os ambientes internos e externos. Juntos, o terraço, apresentando um jardim comestível e uma árvore alta existente no quintal posterior, criam experiências com a natureza.
O projeto levou a uma pesquisa de planejamento urbano realizada pela MODU. A pesquisa das Mini Towers identifica locais para novas adições multifamiliares em Nova York. Esta estratégia de desenvolvimento focada na comunidade maximiza o coeficiente de aproveitamento disponível sem exigir demolição completa. Os empreendimentos são particularmente adequados para propriedades com altura de zoneamento limitada, estruturas existentes insuficientes ou condições de solo instáveis. A pesquisa identifica lotes na cidade que permitem uma densidade de "habitação intermediária" existente, tornando as adições acessíveis aos proprietários de longa data enquanto abrangem bairros que passam por uma rápida gentrificação.